Quem é você, Alasca? – John Green

IMG_1007

“Quem é você, Alasca?” foi o primeiro livro escrito por John Green, em 2005 e assim como outros livros do autor, também vai virar filme logo logo. Os direitos do filme foram comprados pela Paramount, mas ele ainda não tem data de estreia.
Mais informações no Adorocinema.

Miles Halter coleciona últimas palavras. Sim, ele adora saber a última coisa dita por personalidades histórias antes de partirem e acredita que elas possam revelar muito sobre suas vidas e que são capazes de ensinar lições valiosas.

Miles se cansou de sua vida pacata, sem  aventura e sem amigos e decidiu “sair em busca de um Grande Talvez”, como o poeta François Rebelais teria dito a beira da morte. O destino foi a nova escola, Culver Creek, um internato no Alabama. Longe dos pais e em um lugar em que ninguém o conhecia, Miles tinha a chance de começar do zero e ser quem gostaria de ser. Tendo que se adaptar à nova realidade, que incluia se dar bem com seu colega de quarto bem mandão, conhecer gente nova e se dedicar aos estudos, Miles sente que sua vida pode realmente tomar um novo rumo…e aí parece Alasca.

Alasca não é nada comum. Não é, e nem quer ser, aquela típica mocinha da história, certinha, fofa e romântica. Autêntica, feminista, surpreendente e um tanto problemática, Alasca chega para bagunçar a cabeça e o coração de Miles, e para ensiná-lo sobre amor, amizade, labirintos e sobre “o Grande Talvez”.

” …se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furação.”

 Lançamento no Brasil : 2005

Número de páginas: 229

Editora: WMF Martins Fontes

O livro é narrado em primeira pessoa por Miles e é dividido em duas partes, “Antes” e “Depois”, com uma contagem regressiva para chegar ao “depois”, o que nos faz ficar ainda mais envolvidos e ansiosos com a história, doidos para devorar e desbravar as páginas do livro.

IMG_1010

“Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

Gostei do livro logo nas primeiras páginas. Confesso que gostei até mais do que o consagrado “A culpa ´das Estrelas” (se bem que amei também). Os personagens são muito bem definidos, com características bem delimitadas e únicas, que é difícil de acreditar que aquelas pessoas não existem. O livro me fez rir muito, me emocionar e foi embora deixando uma saudade gigantesca (Quero ler todos os livros de John Green!).

“Quem é você, Alasca?” é uma lição de vida. Me senti o tempo inteiro filosofando junto com o autor sobre religião e o sentido da vida. As últimas palavras ajudam a compor esse cenário e o que no inicio achei um hobby bem louco do Miles, acabou me conquistando. Acho que vou adotar e sair pelo Google procurando as últimas palavras das pessoas…
As aulas do Sr. Hyde não foram só para os alunos de Culver Creek, até os trabalhos que ele passava aos alunos serviam para nós, leitores, pensarmos e aprendermos. Acabei o livro hoje e continuo pensando sobre todas as questões que ele me apresentou e que espero que me mudem e mudem a todos que lerem esse livro.

“Rabe’a al-Adiwiyah, uma mulher santa de grande importância para o sufismo, foi vista correndo pelas ruas de sua cidade natal, Barsa, segurando uma tocha numa das mãos e um balde de água na outra. Quando lhe perguntaram o que ela estava fazendo, respondeu: ‘Vou derramar este balde de água sobre as chamas do inferno e depois vou queimar os portões do paraíso com esta tocha, para que as pessoas amem Deus não por desejarem o paraíso e por temerem o inferno, mas por ele ser Deus.””

IMG_1008IMG_1017IMG_1021

A lembrança desse livro vai demorar muito a desmoronar…

Ficaram com vontade de ler?
Gostei tanto que já comprei “Cidades de Papel” e “Deixe a neve cair”. 🙂

Beeeeijos!

Anúncios

4 comentários sobre “Quem é você, Alasca? – John Green

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s